quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Deadpool: O Mercenário Desbocado


Gerry Duggan, et al (2017). Marvel Coleção Especial #01 - Deadpool: O Mercenário Desbocado. Lisboa: Goody.

Não tendo visto o filme nem seguido atentamente a continuidade do universo Marvel, ainda não percebi em que se baseia a enorme popularidade de Deadpool. A irreverência e o tremendo humor negro em ambiguidade moral destacam-no do geralmente mais simples universo de ideias da Marvel. Não que nesta editora não abundem personagens moralmente ambíguos, mas são geralmente representados em tom grave e trágico. É essa a diferença que marca Deadpool, cuja irreverência é irresistível.

No entanto, é preciso mais do que um conjunto de boas piadas e uma personagem irreverente para contar uma boa história. É o que se sente nesta edição da Goody, que colige um arco narrativo da série numa edição especial. Não é uma aventura especialmente interessante, apesar dos bons momentos de humor, mas também não vem mal ao mundo por isso. Os comics são eminentemente de entretenimento, e isso é conseguido. Nem todas as leituras têm de ser clássicos instantâneos.

Já a iniciativa da Goody é interessante, apesar de me parecer algo saturadora de mercado. Depois da aposta no regresso dos comics infantis da Disney, agora cativa novos públicos e agrada aos fãs clássicos com edições Marvel. Sem prometer continuidades editoriais, optando pelo formato séries para trazer estes comics ao público português. Parece que está a resultar. Os Vingadores e Homem Aranha irão para segunda série e foram reforçados com esta coleção especial.